domingo, 11 de outubro de 2009

Um Erro, Um Sucesso

É interessante contar uma história aqui, uma história de como as oportunidades surgem. Na história de Peter Douglas Molyneux um Pequeno erro de terceiros o levou à fama que ele tem hoje, mesmo que você nunca tenha ouvido falar dele vai entender.
Peter Molyneux sempre foi um sonhador, mas seus sonhos só saíram do papel por conta de um erro de digitação. Em 1982 quando ele era sócio da Taurus Impact Systems, uma empresa que desnvolvia softwares para o comodore 64 um dos representantes da comodore procurou sua empresa para falar de sua próxima plataforma, o Amiga.
Mas a Comodore não os procurou para falar sobre os programas de cálculo que a empresa fazia, mas sim o sistema de redes. Foi aí que apareceu o erro, a empresa que desenvolvia o sistema de redes no Comodore 64 se chamava Torus, mesmo assim Molyneux fechou o negócio pois se viu diante de uma chance inigualável. O problema era como fazer isso funcionar, ja que esse não era o ramo da empresa.
Mesmo assim, com o pequeno conhecimento que a empresa possuía ela estudou as peças do Amiga, trabalhou e conjunto com a Comodore e zás. Um sistema de banco de dados que fez sucesso na época, resultado. Dinheiro no bolso, o suficiente para ele abrir seu próprio estudio e partir para a área dos games.
O estúdio começou pequeno e somente em 1987 começou a crescer, quando laçou o jogo fusion. Um jogo de tiro espacial feito justamente com esse objetivo, ja que essa era a época de ouro desse tipo de jogo, mas ele ainda não se sentia satisfeito, e foi aí que ele decidiu criar Populous.
Esse foi o primeiro God Game da história, uma ideia nada fácil de se vender para as empresas conservadoras da época, onde um jogo em que o jogador era um deus guindo um povo não se encaixava.
Esse não era o caso da Eletronic Arts que estava justamente buscando novos conceitos para seus jogos. O próprio Peter fez a divulgação do jogo em revistas da época, resultando em um grande sucesso de vendas.
Com esse sucesso em mãos Molyneux seguiu fazendo jogos de estratégias que se tornavam sucesso atrás de sucesso. Elevou seu cargo dentro da EA, se tornando vice presidente, além de dar consultorias para os estúdios de desenvolvimento.
Por ter todo esse sucesso a EA se encontrou em franco crescimento, repetindo por muitas vezes sua fórmula de sucesso. Encontrar mentes geniais e também comprar os estúdios, comprou inclusive a Bullfrog e passou a controlar todos os títulos lançados pela produtora de Molyneux. Nesse tempo a relação com a EA foi se desgastando, a empresa queria muitos títulos para lançar , por isso seus prazos eram curtose molyneux não gostava de ter que trabalhar sob pressão, isso fez com que ele saísse da Bullfrog e da EA em 1997.
Fundou então seu próprio estúdio, a Lionhead. A equipe inicial era de 20 funcionários e seu primeiro jogo foi lançado 3 anos depois,nesse tempo a Lionhead lançou uma plataforma de desenvolvimento de jogos e peter dava aulas de programação pela internet. 2000 foi o ano em que surgiu Black and White, mesmo ano de lançamento do Xbox (video game da Microsoft), e também o ano em que ele recebeu uma proposta da Microsoft para produzir um jogo para sua plataforma, ele teria todos os recursos necessários, não teria prazo para entrega, nem restrição de verbas para a produção, o jeitinho Molyneux de trabalhar.
3 anos depois griu Fable, um enorme sucesso de crítica e de público. esse jogo rendeu a Molyneux em 2004o título de cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, título somente cedido a ele, Shigreru iyamoto (da série Mario entre outros) e Will Wright (da série SIMS entre outros).
Hoje Molyneux trabalha em um dos mais ousados projetos da Microsoft, o Projeto Natal, que age em várias frentes. Ele está à frente do Projeto Dimitri codinome : Milo, uma espécie de amigo digital que reconhece as pessoas de uma casa sabe o estado emocional de cada uma delas através de um escaner que a analisa as feições do rosto, a postua do corpo e enfim, ele interage com todos de uma maneira nunca vista antes. Segue um vídeo demonstrativo em ingles no qual eu estou me esforçando para colocar legendas, mas mesmo sem elas ele da a noção exata do que é Milo.

2 comentários: