sábado, 21 de abril de 2012

Tecnologia Acessível


 As novas tecnologias surgem desenfreadamente, a todo instante vemos anúncios de novos SmartPhones, novos chips novos aplicativos enfim. Mas o que chama muita atenção é quando alguém traz uma forma de democratizar toda essa gama de novidades, Shikun Sun é sem dúvidas um desses exemplos. Esse aluno de Desenho Industrial da Universidade de Sheffield Hallam desenhou o que pode se tornar uma revolução da inclusão tecnológica, um smartphone braille.

 O projeto foi batizado como DrawBraille Mobile Phone. E traz a possibilidade de leitura dos textos aos deficientes visuais. Essa não é a única opção e nem é concreta ainda, mas o importante aqui é ter pessoas pensando cada vez mais em tecnologia para todos, um deficiente visual não pode simplesmente escolher um celular como as pessoas sem deficiência, além dos conhecimentos prévios que temos que adquirir, há o fator de acessibilidade para ser levado em conta, pois um usuário comum pode se adaptar a um aparelho, já um deficiente visual não terá essa opção.
 Sabendo desse fato foram desenvolvidos aplicativos do tipo para iOS, Android, Symbian e Windows Phone. Só para citar um exemplo posso mencionar o Talkback do Android. O aplicativo é gratuito eficaz e fácil de instalar, nas configurações do aparelho basta selecionar acessibilidade,se não houver nenhum programa de acessibilidade instalado aparecerá uma janela de aviso apresentando três opções de aplicativos, o Talkback, o Kikckback, e o Soundback, se você clicar em "ok" será direcionado para a página de download do Talkback no Google Play.
 Enfim. Mesmo havendo tanta atenção aos deficientes visuais pode ser que esse aparelho sequer chegue ao mercado, pois ele é altamente segmentado, são poucas as pessoas que sabem ou necessitam ler braile, isso comparando com a quantidade de pessoas sem deficiência que compram smartphones, e isso diminui a possibilidade de a empresa que resolver tocar o projeto ter altas margens de lucro. Mesmo assim se o projeto tiver muita repercussão e algum governo resolver estimular a produção, podemos ver esse celular no mercado, não é muito provável, mas é possível.
Eis aqui um video do projeto legendado em inglês que dá uma boa ideia de como o aparelho deve funcionar.


 E você gostou da ideia? Conhece algum software para tornar um smartphone mais acessível? Não deixe de comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário