sábado, 10 de março de 2012

Programas Portáteis

A portabilidade é uma ideia que tem se espalhado cada vez mais pelo mundo, o telefone virou móvel, a televisão, o computador. Mas não é só no mundo físico que a tecnologia traz mobilidade, os softwares estão cada vez mais se tornando portáteis, trazendo com essa mudança de atitude vantagens a perder de vista.

 Hoje é possível usar sues programas prediletos mesmo estando longe de seu computador. O PortableApps por exemplo traz uma série de aplicativos que rodam sem a necessidade de instalação, entre eles uma Suite que tem como função organizar os programas que você tem no seu pendrive, SD, CD ou qualquer dispositivo de armazenamento, tudo de uma maneira muito simples, e como seus programas estão sempre com você, qualquer personalização ou configuração serão as mesmas toda vez que executá-los, não importando em qual computador esteja usando. Além desse há também o Portable Freeware que tem uma vasta coleção de aplicativos portáteis, vale muito a pena conferir.
 Outra modalidade de ferramentas  que faz a diferença no mundo dos portáteis são os antivírus. Esses geralmente agem de maneira diferente, vem instalados em sistemas Linux para ser usados em CDs, o objetivo dessas ferramentas é o de varrer um disco rígido mesmo que esse  apresente problemas para inicializar. Primeiro é carregado o Sistema Linux  para que dentro dele se execute o software antivírus, há ótimas ferramentas para isso, como o Kaspersky Rescue Disk e o F-Secure Rescue CD, ambos possuindo um grau de eficácia digno de prêmio.
 Por Fim, temos os Sistemas Operacionais portáteis. Esses foram popularizados com os sistemas Linux, que trazem em sua grande maioria versões chamadas Live CD, permitindo que o sistema rode diretamente do drive de CD de uma máquina sem a necessidade de instalação, sendo essa uma excelente forma de experimentar uma distribuição Linux sem ter que mexer em seu HD, claro que há outras utilidades para ele, mas essa é a principal, há algumas distros populares que usam live CDs como o Ubuntu e o Fedora.
 Então é isso, prepare seu pendrive e seja você mesmo em toda parte. Depois me diga se você gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário