sábado, 3 de março de 2012

Torrents

 A cada dia fica mais fácil fazer aquilo que você desejar na internet, e uma das mais populares funções da rede é compartilhar. Se você quer compartilhar um vídeo pode usar o YouTube, uma ideia, um conhecimento específico ou uma dúvida pode ser compartilhada em um fórum, e há diversos serviços de hospedagem de arquivos que permitem compartilhar programas, documentos enfim, qualquer tipo de arquivo. Mas o jeito mais versátil de compartilhar arquivos é via torrent.

 Ele é versátil por permitir taxas de downloads maior que os grandes servidores que utilizados por muitos usuários, MediaFire por exemplo. A chave para isso está na coletividade, quanto mais usuários estiverem conectados e com o arquivo disponível melhor será a taxa de download daquele que quer baixar o arquivo, pois terá uma legião de pessoas com o arquivo enviando-lhe ao mesmo tempo causando uma verdadeira enxurrada de dados. Daí o nome torrent, em português torrente, que se refere a algo que jorra, e não é só o conceito que é simples, o uso desse protocolo é tão fácil quanto qualquer download direto.

 A primeira coisa a se fazer é baixar um programa como o uTorrent para trabalhar com esses arquivos. Mas antes de prosseguir ao download é necessário entender algo, como o download via torrent é comunitário surgem dois pontos nos quais deve-se prestar atenção, Seeders e Leechers. Seeders(Semeadores) são aqueles que possuem o arquivo e estão compartilhando, logo, quanto mais melhor, e Leechers(colhedores) são aqueles que estão baixando o arquivo, logo, quanto menos melhor, apesar de que ao utilizar o torrent para seus downloads haverá uma coluna indicando um upload, isso significa que um Leecher é também um Seeder, sabendo disso podemos prosseguir.  Com o programa instalado basta procurar o torrent desejado, uma boa opção para isso é o isohunt, onde é fácil encontrar os mais diversos arquivos.

 Encontrado o torrent desejado há ainda algumas opções. A primeira é baixar o arquivo escolhido e posteriormente abri-lo com seu gerenciador escolhido, o que traz o que alguns podem achar uma desvantagem, pois o arquivo ficará no seu computador, a menos que você exclua manualmente ou use a opção de deletar torrent e dados(ou similar) do seu programa, opção essa que é acessada através do botão direito do mouse sobre o item desejado, mas no uTorrent  é possível simplesmente copiar o endereço do torrent e acionar a opção "Adicionar torrent da URL" e colar o endereço. O download fica então uma tanto quanto mais limpo.

 Vale lembrar que um arquivo é culpado até que se prove o contrário, portanto não só nos torrents mas em qualquer situação um arquivo que será executado pela primeira vez deve ser verificado pelo seu antivirus como forma de precaução.

 Tendo essas informações em mãos, que tal deixar essa enxurrada de dados chegar em seu computador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário